quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Plante uma muda de Pau brasil


Eu fiquei muito curiosa sobre o uso da madeira do Pau Brasil, então quis escrever essa materia, sobre essa arvore linda que, esta cada vez ficando mais dificil encontrar.  


Em 1503, teve início a exploração do pau brasil, que movimentaria a economia da colônia brasileira durante cerca de quatro décadas. Estima-se que, durante esse período, foram exploradas 300 toneladas de madeira por ano. A importância dessa madeira - usada essencialmente para o tingimento de tecidos - acabou por dar o nome definitivo ao nosso território.
A madeira do pau-brasil pode ser, talvez, a mais valiosa do mundo atualmente; é considerada incorruptível, por não apodrecer e não ser atacada por insetos. Seu uso, dadas a escassez e a proteção, restringe-se ao fabrico de arcos de violinos, canetas e joias.
O pau-brasil atualmente continua sendo utilizado na fabricação de arcos de violino.
O pau-brasil é considerado a madeira ideal para essa finalidade, pois apresentava peso e espessura ideais.
O desperdício da madeira era enorme, pois para a produção de um arco de violino, era exigida a parte mais flexível, sem nó, e cortada no sentido de maior comprimento das fibras, reduzindo o aproveitamento no trabalho artesanal a 15% da tora.
 A produção racional da árvore não é estimulada, pois para esse fim são necessárias árvores com pelo menos 30 anos de vida.
Porque não ter uma arvore, linda com tanta ultilidade em casa??? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário