quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Medinila - Medinilla magnifica

A medinila é uma planta arbustiva, de textura semi-lenhosa e florescimento ornamental. Seus ramos são quadrangulares, alados, frágeis, pouco ramificados e eretos. Eles crescem lentamente e podem atingir até 2 metros de altura. As folhas são sésseis, opostas, grandes, verde-escuras, cerosas, brilhantes e com nervuras claras e bem marcadas. As inflorescências pendentes, surgem na primavera e verão e são muito duráveis. Longas, elas chegam a 30 cm de comprimento, e apresentam brácteas e flores róseas dispostas em cachos, como se fossem uvas, o que lhe rendeu o nome popular "uva-rosa".


A medinila pode ser utilizada isolada ou em grupos. Ela é perfeita para compor conjuntos com outras plantas tropicais, como alpínias, helicônias, gengibres, formando suaves contrastes de texturas e cores. Por ser uma planta vistosa, mas ainda rara e exótica, causa impacto aos espectadores de sua beleza e tem sido utilizada em jardins contemporâneos e tropicais. Como seu crescimento é demasiado lento, ela necessita pouca manutenção e podas. Curiosamente, as medinilas são muitas vezes encontradas epífitas (sobre as árvores) nas Filipinas, seu local de origem.


Buxinho - Buxus sempervirens

Arbusto muito utilizado para a topiaria, por suas inúmeras qualidades. Sua folhagem verde escura é resistente e regenera-se bem das podas semestrais. Se você quer um autêntico jardim francês não pode dispensar o buxinho, porém deve ter paciência, pois seu crescimento é relativamente lento se comparado às outras cercas vivas.




Tem grande durabilidade e rusticidade com os cuidados básicos, exigindo pouca manutenção. Perfeito para compor desenhos, cercas e esculturas vivas, também é muito utilizado para Bonsai. Adapta-se ao cultivo em vasos.



Devem ser sempre cultivados a pleno sol, com solo fértil e regas regulares. Tolerante ao frio. Multiplica-se por estaquia.
Quem quiser adquirir buxinhos em varias formas e tamanhos é só entrar em contato com uma de nossas lojas:
Flora 1000 Flores BR 31 96743295
Flora 1000 Flores Caete31 36513295
Flora 1000 Flores JM 31 38524300
Flora 1000 Flores Contagem 3133979262

Manaca da serra anão

O manacá-da-serra é uma árvore semi-decídua nativa da mata atlântica, que se popularizou rapidamente no paisagismo devido ao seu florescimento espetacular. Seu porte é baixo a médio, atingindo de 6 a 12 m de altura e cerca de 25 cm de diâmetro de tronco. As folhas são lanceoladas, pilosas, verde-escuras e com nervuras longitudinais paralelas. As flores apresentam-se solitárias e são grandes, vistosas e duráveis. Elas desabrocham com a cor branca e gradativamente vão tornando-se violáceas, passando pelo rosa. Esta particularidade faz com que na mesma planta sejam observadas flores de três cores. A floração ocorre no verão e a frutificação no outono.




O manacá-da-serra é uma excelente opção para o paisagismo urbano, pois não apresenta raízes agressivas, permitindo seu plantio em diversos espaços, desde isolado em calçadas, até em pequenos bosques em grandes parques públicos. Seu crescimento é rápido e além da árvore, encontra-se disponível no mercado uma variedade anã, o manacá-da-serra-anão. Esta variedade, conhecida como 'Nana', alcança de 2 a 3 m de altura e é mais precoce, iniciando a floração com menos de meio metro. Com seu porte arbustivo, ela é apropriada para o uso isolado ou em grupos e renques. Sua floração ocorre no inverno, ao contrário da forma arbórea típica. Também pode ser conduzida em vasos.



O manacá deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente por pelo menos um ano após o plantio no local definitivo. Planta característica de clima tropical úmido, é tolerante ao clima ameno das regiões subtropicais. Multiplica-se por sementes, estacas e alporques. A variedade 'Nana' (manacá-da-serra-anão) só pode ser multiplicada por estaquia e alporquia, pois os descendentes oriundos de sementes, podem não apresentar as características típicas desta variedade e atingir o porte arbóreo.
Quem quiser adquirir mudas do manaca da serra é só entrar em contato com uma de nossas lojas ou
emviar pedido pelo email: ripsalis1000flores@gmail.com

Pau Formiga

O pau-formiga é uma árvore tropical majestosa, que impressiona por seu porte e florada exuberantes. Sua copa tem formato colunar a piramidal, com tronco retilíneo, elegante e oco, abrigando formigas em seu interior, numa interessante relação de simbiose. A madeira é leve, de baixa densidade e a casca é cinzenta e levemente fissurada. A folhas são grandes, ovaladas, glabras, membranáceas e simples. Por ser uma espécie dióica (sexos separados), o pau-formiga apresenta indivíduos machos e fêmeas, que se diferenciam claramente durante a floração. As plantas femininas apresentam inflorescências eretas, com flores róseo-avermelhadas, vistosas, enquanto os machos têm inflorescências acinzentadas, afiladas, longas e pendentes. A floração ocorre no inverno e início da primavera e é bastante durável. Os frutos são do tipo aquênio, com cálice persistente e se disseminam pela ação do vento (heliófita).




Não há duvidas sobre as qualidades ornamentais dos indivíduos fêmeas, com suas floradas exuberantes. No entanto, apesar da floração mais discreta, os machos também são decorativos, além de serem essenciais à propagação da espécie. O pau-formiga apresenta crescimento rápido e seu porte varia de 8 a 20 metros de altura. Apesar do tamanho avantajado, não apresenta raízes superficiais agressivas, podendo ser plantado em calçadas livres de rede elétrica. As podas são desaconselhadas por descaracterizarem a copa. Seu uso também é de grande valia em reflorestamentos de matas ciliares.



Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, profundo, úmido, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Árvore típica de matas ciliares, o pau-formiga prefere ser plantado próximo a cursos d'água ou lagos, onde se beneficia da umidade do solo. Pode ser cultivado em locais mais secos e drenados, mas neste caso requer irrigação regular. Fertilizações anuais na primavera e verão, estimulam intensas floradas e um crescimento vigoroso. Aprecia o clima tropical e subtropical. Multiplica-se por sementes.

Quem quiser adquirir mudas se pau formiga é so entrar em contato com umas de nossas lojas:
Flora 1000 Flores BR 31 96743295
Flora 1000 Flores Caete31 36513295
Flora 1000 Flores JM 31 38524300
Flora 1000 Flores Contagem 3133979262

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Trepadeira Gloriosa

A gloriosa é uma trepadeira muito singular, de textura herbácea, raízes tuberosas e flores muito decorativas. Suas folhas são lanceoladas, longas e brilhantes e apresentam uma modificação curiosa na extremidade, que torna-se uma gavinha, permitindo sua fixação e ascensão sobre os suportes. Seu crescimento é muito veloz nos meses quentes e pode atingir até 2 metros de altura. As flores são o principal encanto desta planta diferente. Elas são solitárias, com longos estames e pétalas recurvadas, como se estivessem invertidas. De bordos ondulados, as pétalas são amarelas na base e vermelhas nas extremidades. Ocorrem ainda variedades de flores amarelas e de porte anão.




É uma trepadeira ótima para o cultivo anual, decorando suportes leves, como treliças delicadas, grades e cercas. Seu crescimento vigoroso permite a obtenção de florações sucessivas na mesma estação. No inverno a planta entra em repouso e perde a folhagem. Neste período as raízes tuberosas podem ser removidas e separadas para o replantio na primavera. Caprichosa, esta trepadeira gosta de ser replantada em locais diferentes, brotando com mais vigor. Adapta-se ao plantio em vasos e floreiras. É muito utilizada também como flor-de-corte.



Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo bem drenável, leve e enriquecido com matéria orgânica, regado regularmente. Aprecia o clima ameno, mas vegeta em uma ampla faixa climática, desde países de clima temperado até tropical. Em locais de inverno rigoroso deve-se remover suas raízes do solo, e armazená-la, protegendo-a das baixas temperaturas. Não tolera estiagem. Não necessita podas. Multiplica-se por sementes e principalmente pela separação das raízes tuberosas.
Flora 1000 Flores BR 31 96743295
Flora 1000 Flores Caete31 36513295
Flora 1000 Flores JM 31 38524300
Flora 1000 Flores Contagem 3133979262

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Flor caracol (Vigna Caracalla)

Nome científico: Vigna Caracalla
Sinonímia: Phaseolus Caracalla
Nome comum: Caracolillo, vinha do caracol, Caracol real, Caramujo real, Caracolillos, flor de caracol, caracol judeu.
Família: Fabaceae.
Origem: América Central à América do Sul.
A Vigna Caracalla é uma trepadeira tropical, por isso precisa de um clima mais quente.

Luz: sol ou sombra parcial.
Temperatura: sensíveis ao frio.
Rega: Regular necessárias, mas sem encharcar.
Suas flores são em tons de lavanda amarelo creme, rosa, lilás e branco em formato extremamente exótico, como conchas.

Apresenta folhas trifolioladas sem gavinhas e as suas flores são o mais característico e original.
Ela se tornou muito popular, mas ainda é relativamente difícil de encontrar para a venda.
Espécie que atrai diversos pássaros, borboletas e abelhas.
É uma notável, rara e exótica trepadeira com flores perfumadas, perfeita para cobertura de caramanchões, treliças e também muito bem cultivadas em vasos com apoio para subir e formar uma bela escultura de jardim.

A originalidade e beleza ímpar de suas flores trazem um colorido único e espalham seu suave aroma por todo jardim

                                 Esta planta temos poucos exemplares mais logo teremos para venda.
                                                            Flora 1000 Flores

Ipê Branco (Tabebuia roseo alba)

Nome : Ipê branco
N. Científico
Tabebuia roseo alba
Família
Bignoniaceae
Nomes populares
Ipê branco

Altura média
7 -16 metros
Folhas
Compostas digitadas, 3 foliolos de 12 cm.
Flores
Brancas em cacho, muito vistosas.
Fruto
Vagem de 18 cm, verde e lisa.

Sementes
Aladas, pequenas (3 cm).
Outras características
É talvez a espécie de Ipê mais vistosa quando em flor.Sua floração é muito breve, apenas dois dias por ano, às vezes se repetindo após um mês.
Nem todo ano os ipês brancos florescem com exuberância, pelo menos nesta região (leste de MG). Muitas vezes apresentam floração discreta e quase nenhum fruto.
Quem quiser adquirir mudas desta arvore é so entrar em contato com uma de nossas lojas:
Flora 1000 Flores BR 31 96743295
Flora 1000 Flores Caete31 36513295
Flora 1000 Flores JM 31 38524300
Flora 1000 Flores Contagem 3133979262

Arvore Sapucaia

Nome cientifico: Lecytis pisonis Família: Lecythidaceae Nomes populares: Sapucaia, Castanha sapucaia, Cumbuca de macaco


Onde é encontrada: Encontrada com freqüência nas matas da região, e também utilizada no paisagismo com grande sucesso pela sua beleza.

Características: Árvore de grande porte, 20 a 30 metros de altura, Folhas simples, lisas, 15 cm, quando novas tem coloração rosa. Flores roxas e brancas, tamanho médio. Fruto grande, (20 cm) com casca muito dura, e uma tampa que se solta quando maduro, liberando as sementes. Muito utilizado antigamente como recipiente domestico e hoje como decoração. Sementes de 6 cm, marrom claro, comestíveis e muito saborosas. Durante a maior parte do ano ela aparece não muito diferente das outras, mas na primavera, após a queda das folhas, fica coberta de novas folhas da cor rosa, junto com as flores. O tronco é bem característico. Existem árvores deste tipo muito velhas e altas, até 30 metros de altura, destacando-se das outras, sobre o dossel da mata.

Utilidades: Madeira de boa qualidade. Melífera. Muito procurada pelo fruto, que no entanto é difícil de se conseguir, pois o talo é muito duro e em geral ocorre no topo de altas arvores. As sementes que caem são prontamente carregadas por pássaros, macacos e outros.

Época de floração e frutificação: Floresce em Setembro.Coleta de frutos em Agosto.


Quem quiser adquirir mudas desta arvore é so
entrar em contato com uma de nossas lojas:
Flora 1000 Flores BR 31 96743295

Flora 1000 Flores Caete31 36513295
Flora 1000 Flores JM 31 38524300
Flora 1000 Flores Contagem 3133979262

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Papo de peru,jarra açu, papo de peru babada (Aristolochia gigantea)

A floração bizarra do papo-de-peru é seu principal atrativo, no entanto sua folhagem é bastante densa e bonita também. Esta espécie tem rápido crescimento e é adequada para cobrir cercas, caramanchões, treliças, arcos e telas, entre outros suportes. O mau-cheiro de suas flores não é forte, portanto esse não deve ser o motivo para rejeitá-la no paisagismo. Mas atenção: ela pode se tornar invasiva, devido a facilidade de propagação e é considerada planta tóxica. Também pode ser cultivada em vasos e jardineiras, desde que seja oferecido suporte.


Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Planta tipicamente tropical, o papo-de-peru não tolera frio intenso ou geadas. Aprecia adubações mensais na primavera e verão. Rústica, é resistente a maioria das pragas e doenças, mas pode ser atacada por lagartas.

Flora 1000 Flores BR 31 96743295
Flora 1000 Flores Caete31 36513295
Flora 1000 Flores JM 31 38524300

Flora 1000 Flores Contagem 3133979262

Bougainvillea, conhecida como Primavera

Formosa pela florada espetacular a primavera é um arbusto escandante nativo do Brasil e cultivado tanto em regiões d clima tropical como subtropical. Alem disso,é rustica e resistente a podas, o que permite ultilizá-la no paisagismo das mais variadas formas.
 Cultivado em pleno sol, frequentemente conduzido como trepadeira, em cercas, revestir caramanchões  e grades.Quem quiser adquirir mudas desta trepadeira eé so entrar em contato com uma de nossas lojas:

Flora 1000 Flores BR 31 96743295


Flora 1000 Flores Caete31 36513295

Flora 1000 Flores JM 31 38524300

Flora 1000 Flores Contagem 3133979262

Rosas multicores

Você vai comprar rosas e sempre fica em dúvida sobre quais cores escolher? Dá para resolver o problema ficando com todos os tons, em uma flor só. Isso porque as empresas especializadas River Flowers e F.J. Zandbergen & ZN, ambas holandesas, se uniram para criar a rosa arco-íris, que tem pétalas coloridas. De acordo com o fabricante, o processo começa pela seleção das rosas, que são colocadas em uma água especial. Conforme a planta absorve o líquido, as pétalas vão adquirindo tonalidades diferentes.
Esta rosa logo estará nas lojas para venda!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Congeia (congea tomentosa)

Especie tipica de clima tropical, a congeia começa a florescer no invervo e pendura por toda a primavera. Suas flores são envolvidas por três brácteas( folhas modificadas) rosadas e surgem em grandes quantidade quando a planta esta desprovidas de folhas. Alem de propiciar um colorido delicado,as brácteas lembram pequenas hélices e fazem as inflorescências voarem pelo jardim quando se desprendem, no final da primavera. É um espetaculo à parte!
No jardim, a congeia tambem pode encobrir grades, cercas ou muros.
A adubação é feita no inicio do outono com um adubo que estimule a florada, como o N.P.K 4-14-08.
Podar radical quando a florada acabar, assim vcs mantem uma planta linda no seu jardim. Quem quiser adquirir esta trepadeira entre em contato com uma de nossas lojas:
Flora 1000 Flores BR 31 96743295
Flora 1000 Flores Caete31 36513295
Flora 1000 Flores JM 31 38524300
Flora 1000 Flores Contagem 3133979262

Palmeira Azul ou Palmeira Bismarck

Espécie de grande efeito ornamental pelo seu porte e colorido da planta, porém pouco cultivada. Adapta-se a clima subtropical e temperado de inverno moderado. Originada da Ilha de Madagascar.


Planta de tronco simples, de 10 a 30 metros de altura e cerca de 35 cm de diâmetro.

Esta palmeira ainda é novidade no Brasil. Pode ser recomendada para parques, jardins espaçosos , isoladamente ou em grupo, sua maior beleza esta nas folhas azuladas , reunidas em forma de leque .

Adapta-se bem a qualquer tipo de solo e é bastante tolerante ao sol.

Multiplica-se por sementes , cuja germinação pode demorar meses, crescimento moderado das plantas.
Flora 1000 Flores BR 31 96743295
Flora 1000 Flores Caete31 3651329
Flora 1000 Flores JM 31 38524300
Flora 1000 Flores Contagem 3133979262

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Trepadeira Jade (strongylodon macrobotrys)

   Esta linda trepadeira é Strongylodon macrobotrys, conhecida como jade, é uma trepadeira originada da Filipinas, de crescimento vigoroso e florescimento vistoso, muito ramificada, com caule espesso e torcido. Folhagem densa, com folhas composta por três foliolos elítico alongados.
 As suas flores são formadas na primavera- verão, com numerosas flores de raro colorido azul esverdeados.
 Adequada para caramanchões e pergolas, nos quais pode ostentar os cachos pendentes, o que não acontece quando coloca em cercas e grades.

Quem quiser adquirir esta trepadeira rara, é so entrar em contato com uma de nossas lojas:
Flora 1000 Flores BR 31 96743295
Flora 1000 Flores Caete31 36513295
Flora 1000 Flores JM 31 38524300
Flora 1000 Flores Contagem 3133979262

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Cica ( Cycas revoluta)

Vamos falar desta planta maravilhosa, conhecida como cica, Cycas revoluta, arbusto dióico, de textura semi lenhosa, semelhante a uma palmeira, de tronco curto, robusto, as vezes ramificado, originago do Japão e Indonésia, de 1,0- 2,0m de altura, dotado de uma coroa de folhas rijas e longas, com folicolos lineares, de ápice e agudo.


Cultivado como planta isolada ou em grupos, a pleno sol ou meia sombra, em terra fértil e permeável.

Multiplica- se principalmente pelos brotos surgidos no tronco e na base da planta, as quais devem ser separadas para enraizamento durante o inverno.

Quem quiser adquirir mudas de cica entre em contato com uma de nossas lojas:
Flora 1000 Flores BR 31 96743295
Flora 1000 Flores Caete31 36513295
Flora 1000 Flores JM 31 38524300
Flora 1000 Flores Contagem 33979262 

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Ipê Amarelo

Originária do Brasil é a espécie de ipê mais utilizada em paisagismo. Durante o inverno, as folhas do ipê-amarelo caem e a árvore fica completamente despida. No início da primavera, entretanto, ela cobre-se inteiramente com sua floração amarela, dando origem ao famoso espetáculo do ipê-amarelo florido. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada.



As árvores desta espécie proporcionam um belo espetáculo com sua bela floração na arborização de ruas em algumas cidades brasileiras. São lindas árvores que embelezam e promovem um colorido no final do inverno. Existe uma crença popular de que quando o ipê-amarelo floresce não vão ocorrer mais geadas. Infelizmente, a espécie é considerada vulnerável quanto à ameaça de extinção.


Família: Bignoniaceae


Espécie: Tabebuia Alba (Chamiso) Sandwith

Sinonímia botânica: Handroanthus albus (Chamiso) Mattos; Tecoma alba Chamisso

Outros nomes vulgares: ipê-amarelo, ipê, aipê, ipê-branco, ipê-mamono, ipê-mandioca, ipê-ouro, ipê-pardo, ipê-vacariano, ipê-tabaco, ipê-do-cerrado, ipê-dourado, ipê-da-serra, ipezeiro, pau-d’arco-amarelo, taipoca.


Quem quiser adquirir mudas de ipê amarelo entre em contatos em uma de nossas lojas:
Flora 1000 Flores BR 31. 96743295
Flora 1000 Flores Caete 31 36513295
Flora 1000 Flores João Molevade 31 38524300
Flora 1000 Flores Contagem33979262

Trepadeira Jade Vermelha

Hoje vamos falar um pouco sobre trepadeira Mucuna novo-guineensis, conhecida como Jade vermelha. É uma trepadeira de crescimento bastante vigoroso com folhas compostas de três folíolos ovais-alongados bem parecidas com a Trepadeira Jade. Suas flores são Suas flores  de coloração vermelho-escarlate cachos pendentes de beleza sem igual. Seu efeito decorativo é realçado quando plantada em caramanchões de estrutura bem forte ou pérgolas que suportem o vigor da planta e para que as flores sejam ostentadas de forma pendente. Devido as dificuldades de propagação seu cultivo tornou-se raro no Brasil. Uma dica importante para os interessados em cultivar esta trepadeira é plantar a mesma nos meses mais quentes e estimular o seu crescimento com adubações a curtos intervalos para que a planta já esteja bem desenvolvida quando o inverno chegar.Na hora do plantio usar covas bem espaçosas enriquecidas com terra vegetal e superfosfato simples.Evitar solos compactados preferindos os ricos em materia organica e bem drenados. Manter o solo levemente umedecido com uma boa cobertura morta .

No início da primavera adubar levemente com NPK 10-10-10
Quem quiser adquirir esta trepadeira maravilhosa, entre em contato em uma das nossas lojas:
Flora 1000 Flores BR 31. 96743295
Flora 1000 Flores Caete 31. 36513295
Flora 1000 Flores João Molevade 31 3852430

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Qual é o segredo das hortencias

  As hortencias florecem em grandes quantidades, devido ao clima, pois a planta gosta muito de locais frios e montanhosos.
  Outro fator importante para o sucesso da florada da especie, refere-se a luminosidade. Em locais onde o clima é mais frio, a hortencia precisa ser cultivada a pleno sol e, nos locais mais quentes, é preferivel tê- la sob meia sombra.
 As diversas cores estão associadas à acidez do solo. Por exemplo, a azul esta diretamente relacionada ao solo acido, e a rosa aos solos alcalinos. Por conta disso, é possivel, inclusive, mudar as cores de suas hortencias.

Flores da Primavera

Na proxima estação, é a estação mais florida do ano.
Confira algumas das tantas especies que florecem, e enfeitam o jardim, nesta epoca tão prolifera: hibisco, açucena, gardenia, ipe amarelo e amor agarradinho